Congresso Nacional Pensando a Cultura

Congresso Nacional Pensando a Cultura

Antes de mais nada, como viver de Cultura no Brasil? O “Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais” partiu dessa pergunta. E a programação foi composta com o objetivo de difundir novas ideias e destacar a criatividade na gestão de negócios culturais. Ele teve como missão reunir e divulgar o trabalho de pessoas que estão inovando em seus projetos. Foi uma vitrine para refrescar as ideias, pensar em novos caminhos e criar novas conexões. Acessível Read more […]

Congresso Nacional Pensando a Cultura Read More »

Raquel Micas - Artigo 1 - Observatorio da Comunicacao Institucional

Artigo para OCI: Cultura como negócio na economia

A Cultura é intensiva em mão de obra e em capital intelectual Nesse artigo vou discutir algumas razões pelas quais a política cultural precisa ser considerada como um dos pilares de um novo modelo de desenvolvimento econômico. Só para ilustrar, política cultural pode ser entendida como um conjunto de iniciativas e medidas de apoio institucional sistemático desenvolvido pela administração pública. Meu objetivo é elevar a discussão sobre tema “Cultura como Negócio na Economia”. Read more […]

Artigo para OCI: Cultura como negócio na economia Read More »

Você já parou para pensar o quanto do que se produz de riqueza vem da área cultural?

Quanto do que se produz de riqueza vem da área da Cultura?

Em 2016, foram 2,64% do PIB do Brasil. A princípio, o projeto, apelidado de “PIB da Cultura”, buscou mensurar o impacto dos Setores Culturais e Criativos (SCC) sobre a evolução da economia brasileira. Em outras palavras, isso equivale a R$ 155,6 bilhões de todos os bens e serviços produzidos no país. Ou seja, um crescimento acumulado de quase 70% nos últimos 10 anos, segundo a Firjan. Os dados são do “Atlas Econômico da Cultura Brasileira”. Nesse sentido, o esforço organizou-se Read more […]

Quanto do que se produz de riqueza vem da área da Cultura? Read More »

Aula Edital de patrocínio Cultural

AULA: Erros mais comuns de um projeto cultural na visão de uma Parecerista

Você vai descobrir como interpretar o regulamento de um edital de Patrocínio. E como bônus, explico o que uma empresa patrocinadora de Cultura busca como resultado de um patrocínio. A princípio, a Petrobras divulgou um Chamamento Público de patrocínios voltado para projetos culturais. Para um proponente, um chamamento público nada mais é do que um edital de patrocínio. Ela vai destinar R$ 10 milhões para as seguintes categorias: Circulação de Shows, Festivais, Projetos Especiais Read more […]

AULA: Erros mais comuns de um projeto cultural na visão de uma Parecerista Read More »

Gilberto Gil e a Cultura

O que Gilberto Gil pode nos ensinar sobre Empreendedorismo Cultural

Antes de mais nada, o que o músico e compositor Gilberto Gil sabe sobre empreendedorismo cultural? É um questionamento válido, caso não saiba da informação abaixo. Então, o cantor e compositor Gilberto Gil já foi ministro da Cultura do Brasil. Entre 2003 e 2008, durante partes dos dois mandatos do ex-presidente Lula, Gil reinou no MinC! Segundo o cantor e compositor baiano, ele obteve o consentimento para sua saída apenas na terceira tentativa de deixar o cargo. “Já era desde o final Read more […]

O que Gilberto Gil pode nos ensinar sobre Empreendedorismo Cultural Read More »

Os cinco maiores patrocinadores de Cultura em 2019

Muitas pessoas buscam na internet informações sobre os cinco maiores patrocinadores de Cultura nas leis de incentivo federais. Entretanto, poucas pessoas sabem que esta informação está disponível e é uma informação é pública. Por isso, vou disponibilizar, em formato de gráfico, os cinco maiores patrocinadores de cultura em 2019, segundo a Secretaria Especial da Cultura, através das leis de incentivo fiscais federais. Analisar as categorias dos maiores patrocinadores pode ser um bom caminho Read more […]

Os cinco maiores patrocinadores de Cultura em 2019 Read More »

Não estamos numa época de mudanças, mas sim numa mudança de época

A frase do Chris Anderson sintetiza muito bem a época que estamos. Para ele não estamos numa época de mudanças, mas numa mudança de épocas. Você já reparou que o mundo mudou muito rápido? Quando eu nasci, não existia celular. Eu usava máquina de escrever na faculdade (olha eu entregando a minha faixa etária…rs…) Os impactos são sentidos e reverberados em todas as esferas da sociedade. E as empresas não ficam fora, pelo contrário. No infográfico abaixo é possível Read more […]

Não estamos numa época de mudanças, mas sim numa mudança de época Read More »

Um projeto cultural de sucesso: descubra agora os fatores essenciais

Qual o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado? Estratégia, Planejamento e Ativações Criativas. Essas foram as principais respostas dadas pelos patrocinadores quando eles foram questionados sobre o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado. Desenvolvimento de uma estratégia foi a resposta nº1. E nada mais é do que preparação. Antes do Empreendedor Cultural escrever uma proposta de patrocínio ele deve: 1- ESTUDAR O PROJETO CULTURAL Olhar Read more […]

Um projeto cultural de sucesso: descubra agora os fatores essenciais Read More »