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Um guia prático para quem quer não apenas sobreviver na Cultura,
mas se sobressair e criar uma relação com os patrocinadores
de forma a construir um verdadeiro legado
Fazer com que os Empreendedores Culturais entendam o que as empresas buscam em um projeto cultural,
de modo que consigam fortalecer essas características para buscar 
patrocínio com mais facilidade, segurança e domínio
 
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Converse de igual para igual com um potencial patrocinador quando os assuntos forem Patrocínio Cultural e estratégias de Marketing

 
Ao elaborar uma proposta de patrocínio é preciso ter em mente que a sua oferta é uma oportunidade de negócio para a empresa. 
 
É uma relação de troca, de geração de valor para ambas as partes.
Saber o que é esperado de um projeto cultural contribui muito para melhorar a apresentação de uma proposta de patrocínio.
 
Como as empresas que a utilizam a ferramenta de patrocínio pensam a respeito de um projeto patrocinado?

 

Meu objetivo é que você comece a pensar no valor da Cultura como um negócio. Quero que você tente entenda o mecanismo.
Ter um patrocinador e não se preocupar com investimento para realização dos seus projetos é um sonho que é genuíno.

 

Mas só em um primeiro momento…Pensar assim é reduzir muito o potencial do patrocínio. É um pensamento muito raso. E cria uma relação de dependência.
Insustentável a longo prazo; tanto para o projeto cultural quanto para a empresa patrocinadora.
 
As empresas sabem o que elas ganham quando patrocinam um projeto. Elas estão fazendo um negócio.

 

E para o patrocinado, na maioria das vezes, ele apenas está garantindo a existência do seu projeto.
 
Me dei conta de que faltava conhecimento dos empreendedores culturais sobre o que as empresas buscam quando patrocinam um projeto. Se os agentes culturais conseguissem identificar o valor dos seus projetos para as empresas que patrocinam.
 

 

Se os empreendedores culturais tivessem mais entendimento dos ganhos das empresas para o negócio, elas teriam condições gerir melhor os projetos culturais?
 
Eu acho que sim! A relação ficaria mais equilibrada e mais profissional.
 
Minha intenção com o Curso Online Cultura Como Negócio é que você consiga a atenção plena do potencial patrocinador, que ele consiga entender o que ele vai perder caso não patrocine o seu projeto.
Sim, eu sei, a Internet está recheada de pessoas que mal tiveram seus primeiros resultados, mas já se sentem preparadas para ensinar outras pessoas. Não é o meu caso. Permita-me que eu me apresente, por favor.
 Raquel Micas é gestora cultural e especialista em marketing digital. Trabalha como parecerista em editais privados, estaduais e municipais como Petrobras, Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Pernambuco, entre muitos outros.

Atua no setor cultural há mais de 20 anos.

Trabalhou na coordenação da seleção pública do Programa Petrobras Cultural por 13 anos, o maior programa de patrocínios do país até hoje. Foram 10 edições lançadas, 94 áreas de seleção pública abertas e R$ 781,4 milhões de recursos destinados à Cultura para todas as regiões do Brasil.

Nesse período, teve acesso a mais de 30 mil projetos inscritos, em diversos segementos. Esteve à frente do plano de comunicação nacional para divulgação do Programa Petrobras Cultural. 

Participou também, como palestrante, das Caravana Petrobras Cultural. O treinamento tinha como objetivo divulgar a política de patrocínios da Petrobras e apresentar os edital Petrobras Cultural nas capitais do Brasil e em cidades prioritárias para a Petrobras. O treinamento era voltado para produtores culturais interessados na inscrição de projetos culturais

Ao sair da empresa, especializou-se em lançamentos digitais, anúncios nas mídias sociais e copywrhiting. Agregou o conhecimento de políticas públicas culturais às mídias sociais para desenvolver projetos de Comunicação e Cultura.

É diretora Le Cuona Cultural – Consultoria de Patrocínios. Auxilia governos, empresas e instituições a potencializar o resultado de ações de patrocínio cultural, fortalecendo a marca e iniciativas de fomento à produção artística.

É coach, formada pelo IGT Coaching, treinada pelo seu criador, Geronimo Theml, um dos nomes mais respeitados do Brasil.

Tem uma conta no Instagram (raquel.micas), mídia social favorita, para compartilhar conteúdo sobre Cultura, Patrocínio, Marketing Digital, Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo Cultural.

O que você aprenderá neste treinamento

Como escrever um projeto cultural focando nos benefícios para as empresas patrocinadoras
 Como mostrar que o seu projeto agrega valor na estratégia de comunicação da empresa

#Módulo 1. Boas-Vindas

O primeiro módulo tem dois objetivos. O primeiro é apresentar o curso. Mostro como você faz para acessar as aulas, onde acessar e como baixar os materiais complementares. 

O segundo objetivo evita um problema futuro. Quero evitar que você comece o curso e não termine.  Por isso dou dicas de organização, disciplina e planejamento. A ideia é você começar o curso, ter consistência, colocar em prática o que for aprendendo e assistir até a última vídeo-aula.

#Módulo 2. Por que você está aqui?

Antecipo que o curso está cheio de ideias e estratégias para se alcançar o que deseja com princípios e organizações inspirados e pensados para produzir mudanças específicas, mensuráveis e duradouras em você e na maneira como lida com os seus projetos.

Se você quer mesmo viver de Arte e Cultura existe uma caminhada. E é importante você entender isso. Acreditar verdadeiramente no seu projeto é o que vai criar a margem de vantagem para tornar um projeto vencedor.

#Módulo 3. Quem são os personagens no mundo do patrocínio 

Foi feito para você refletir sobre a função e as características de cada um dos agentes: a cultura, o artista, o produtor, o patrocinador e o mecenas.

#Módulo 4. Diferenças entre patrocinadores e patrocinados

 Com este módulo, você vai parar de elaborar projetos sem entender o modelo de negócio das empresas que patrocinam. 

Saber o que é esperado de um projeto contribui para muito para melhorar a apresentação de uma proposta de patrocínio. Que você consiga elaborar e produzir um projeto com argumentos que tenham relevância, valor e diferenciação para as empresas.

#Módulo 5. Patrocínio como ferramenta de marketing

Você vai perceber porque um projeto patrocinado é tão importante para que uma empresa consiga atingir seus objetivos de negócio.  Apresento o ciclo de uma ação de patrocínio em uma empresa que trata a ferramenta como estratégica na ação de Marketing. 

E para finalizar, vou revelar um exemplo real, concreto, de como o patrocínio pode ser usado como ferramenta de marketing para alcançar objetivos relacionados ao negócio da empresa.

#Módulo 6. Como chamar a atenção dos potenciais patrocinadores

Meu objetivo é que você consiga ser criativo e procure inovar no que você tem a oferecer às empresas. Você vai aprender a importância de lapidar as qualidades, características, sentimentos atributos e impacto que o seu projeto defende.

Vai descobrir qual o principal ativo do seu projeto e quais as informações que precisam ser destacadas. A consolidação dessas informações é que vai ser um grande diferencial para o seu projeto. Por isso, neste módulo também abordamos os fundamentos para análise de dados e da mensuração.

#Módulo 7. Captação de Recursos para projetos culturais

Minha intenção é que você consiga a atenção plena do potencial patrocinador. Para isso, ensino a fazer uma análise detalhada da empresa para que você apresente um projeto personalizado.

Depois apresento uma sequência de ações de como abordar um potencial patrocinador. Desde como conseguir um primeiro contato até o que falar durante um encontro. Você terá um script de como pode se desenrolar a reunião para se sentir mais confiante.

PARA QUEM É O TREINAMENTO

Esse treinamento foi desenhado para os seguintes perfis,
veja se você se identifica com algum ou alguns deles:

Para quem quer mudar a sua forma de pensar um projeto cultural

Para quem quer mudar a sua forma de pensar um projeto cultural

Para quem quer gerenciar sua carreira e seus projetos buscando independência financeira e realização

Para quem quer planejar com estratégia

Para quem quer entender o mercado como um todo, identificando os principais agentes e o que eles necessitaml

Para quem quer adquirir inteligência competitiva

Para quem quer se reciclar de conceitos e aprender novos modos de viabilizar projetos

Para quem quer buscar patrocínio cultural em empresas

Pessoas em geral que trabalham com Patrocínio e Comunicação Empresarial

Para quem quer ter mais segurança no mercado que atua

Para quem quer um método, um mapa para construir um projeto robusto, não esquecendo nenhuma possibilidade

Para quem está perdido com tanta informação desorganizada e não sabe nem como começar a estudar o que as empresas buscam com um projeto cultural

Para quem deseja participar de um grupo de pessoas sintonizadas no tema Cultura Como Negócio

Um curso que se encaixa em vidas agitadas e exigentes

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