Atua no setor cultural há mais de 20 anos.
Trabalhou na coordenação da seleção pública do Programa Petrobras Cultural por 13 anos, o maior programa de patrocínios do país até hoje. Foram 10 edições lançadas, 94 áreas de seleção pública abertas e R$ 781,4 milhões de recursos destinados à Cultura para todas as regiões do Brasil.
Nesse período, teve acesso a mais de 30 mil projetos inscritos, em diversos segementos. Esteve à frente do plano de comunicação nacional para divulgação do Programa Petrobras Cultural.
Participou também, como palestrante, das Caravana Petrobras Cultural. O treinamento tinha como objetivo divulgar a política de patrocínios da Petrobras e apresentar os edital Petrobras Cultural nas capitais do Brasil e em cidades prioritárias para a Petrobras. O treinamento era voltado para produtores culturais interessados na inscrição de projetos culturais
Ao sair da empresa, especializou-se em lançamentos digitais, anúncios nas mídias sociais e copywrhiting. Agregou o conhecimento de políticas públicas culturais às mídias sociais para desenvolver projetos de Comunicação e Cultura.
É diretora Le Cuona Cultural – Consultoria de Patrocínios. Auxilia governos, empresas e instituições a potencializar o resultado de ações de patrocínio cultural, fortalecendo a marca e iniciativas de fomento à produção artística.
É coach, formada pelo IGT Coaching, treinada pelo seu criador, Geronimo Theml, um dos nomes mais respeitados do Brasil.
Tem uma conta no Instagram (raquel.micas), mídia social favorita, para compartilhar conteúdo sobre Cultura, Patrocínio, Marketing Digital, Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo Cultural.
Como escrever um projeto cultural focando nos benefícios para as empresas patrocinadoras
Como mostrar que o seu projeto agrega valor na estratégia de comunicação da empresa
O primeiro módulo tem dois objetivos. O primeiro é apresentar o curso. Mostro como você faz para acessar as aulas, onde acessar e como baixar os materiais complementares.
Antecipo que o curso está cheio de ideias e estratégias para se alcançar o que deseja com princípios e organizações inspirados e pensados para produzir mudanças específicas, mensuráveis e duradouras em você e na maneira como lida com os seus projetos.
Se você quer mesmo viver de Arte e Cultura existe uma caminhada. E é importante você entender isso. Acreditar verdadeiramente no seu projeto é o que vai criar a margem de vantagem para tornar um projeto vencedor.
Foi feito para você refletir sobre a função e as características de cada um dos agentes: a cultura, o artista, o produtor, o patrocinador e o mecenas.
Com este módulo, você vai parar de elaborar projetos sem entender o modelo de negócio das empresas que patrocinam.
Você vai perceber porque um projeto patrocinado é tão importante para que uma empresa consiga atingir seus objetivos de negócio. Apresento o ciclo de uma ação de patrocínio em uma empresa que trata a ferramenta como estratégica na ação de Marketing.
Meu objetivo é que você consiga ser criativo e procure inovar no que você tem a oferecer às empresas. Você vai aprender a importância de lapidar as qualidades, características, sentimentos atributos e impacto que o seu projeto defende.
Vai descobrir qual o principal ativo do seu projeto e quais as informações que precisam ser destacadas. A consolidação dessas informações é que vai ser um grande diferencial para o seu projeto. Por isso, neste módulo também abordamos os fundamentos para análise de dados e da mensuração.
Minha intenção é que você consiga a atenção plena do potencial patrocinador. Para isso, ensino a fazer uma análise detalhada da empresa para que você apresente um projeto personalizado.
Depois apresento uma sequência de ações de como abordar um potencial patrocinador. Desde como conseguir um primeiro contato até o que falar durante um encontro. Você terá um script de como pode se desenrolar a reunião para se sentir mais confiante.
PARA QUEM É O TREINAMENTO
Esse treinamento foi desenhado para os seguintes perfis,
veja se você se identifica com algum ou alguns deles:
Para quem quer mudar a sua forma de pensar um projeto cultural