Você vai descobrir como interpretar o regulamento de um edital de Patrocínio. E como bônus, explico o que uma empresa patrocinadora de Cultura busca como resultado de um patrocínio.
A princípio, a Petrobras divulgou um Chamamento Público de patrocínios voltado para projetos culturais. Para um proponente, um chamamento público nada mais é do que um edital de patrocínio. Ela vai destinar R$ 10 milhões para as seguintes categorias: Circulação de Shows, Festivais, Projetos Especiais Inovadores.
De acordo com a Petrobras, as inscrições para o edital de patrocínio vão até o dia 04 de janeiro de 2019. Para ler o regulamento e estudar o formulário de inscrição, acesse https://ppc.petrobras.com.br
Nesse sentido, o último grande edital de patrocínio da Petrobras aconteceu em 2012. Neste ano, foram 14 áreas de seleção pública abertas e R$ 67 milhões destinados à projetos culturais de todas as regiões do país.
EDITAL DE PATROCÍNIO: A VISÃO DE UMA PARECERISTA DE PROJETOS DE CULTURA
Eu trabalhei por 13 anos na área de Patrocínios da Petrobras e participei de todas as edições de seleção pública do Programa Petrobras Cultural de até 2016. Ao passo que, esse período me deu uma experiência muito grande de análise de projetos. Eu participei das 10 primeiras edições lançadas.
Em seguida, novembro de 2018, o FAC-DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) me convidou para compor a comissão de seleção dos projetos de Música. Eu avaliei 2 área de seleção do edital de patrocínio: Capacitação, Oficinas e Ações para Formação de Plateia e Eventos (Festas, Mostras e Festivais).
Olha só a coincidência…
Nesse sentido, estou com os problemas mais comuns que são identificados pelos pareceristas de patrocínio na hora de analisar em editais um projeto de Música na cabeça! Por conta disto, resolvi dar uma aula ao vivo e online sobre este edital da Petrobras.
E fiz isso por contribuição. Sei que este conteúdo vai ajudar muitos Empreendedores Culturais a inscrever melhores projetos em busca de patrocínio. Mesmo que você não seja da área de Música, você deveria assistir à aula.
Porque nela eu mostro como você deve ler um edital de patrocínio com o objetivo de não perder pontos e nem ser desclassificado.
A PROPOSTA DA AULA DE EDITAL DE PATROCÍNIO
Nesta aula eu dou dicas de como interpretar um regulamento de edital de patrocínio. Depois explico o que uma empresa patrocinadora de Cultura busca como resultado de um patrocínio. E então digo o que as empresas esperam de um projeto cultural.
Em outras palavras, meu objetivo com esta aula é fazer uma ANÁLISE METICULOSA para apresentar um projeto cultural personalizado. Você aprenderá o que deve ser feito para oferecer uma proposta de patrocínio atraente para o edital de patrocínio da Petrobras.
Contudo, as etapas de um “processo de vendas” de um projeto cultural estão muito relacionadas a sua percepção e seus esforços para tentar entender o que a empresa quer de um patrocinado.
Segundo uma pesquisa realizada pela IEG, PLANEJAMENTO é um fator essencial para o sucesso de um patrocínio cultural. Juntamente com a Estratégia e das Ativações forma-se a tríade perfeita, na opinião de patrocinadores nos Estados Unidos.
Para saber mais sobre esta pesquisa, acesse o post: Um projeto Cultural de sucesso – Fatores Essenciais
Em síntese, a Petrobras recebeu cerca de 791 inscrições em Música para a seleção pública em 2012. Todavia, este número aqui foi apresentado para demonstrar o grau de interesse que o seu projeto cultural deve despertar para ser notado.
Edital de patrocínio: você sabia que apenas cerca de 4% dos projetos culturais inscritos nos editais da Petrobras são conteplados?
Primeiramente, a preparação faz toda a diferença e aumenta suas chances de se destacar no mar de projetos culturais. A falta de preparação é uma das principais razões para uma proposta ser rejeitada para um patrocínio cultural.
A princípio muitos Produtores da Cultura sabem alguma coisa sobre os seus projetos culturais, mas não fazem o mínimo esforço para conhecer as marcas com as quais gostariam de trabalhar o patrocínio.
Na maioria das vezes a apresentação de vendas é completamente ignorada. Ou seja, não se faz o dever de casa.
No caso do Edital da Petrobras para patrocínios culturais, conseguem uma janela de tempo com a equipe que está representando a empresa – a Comissão de Seleção. Por outro lado, saem vendendo uma ideia sem ter parado para pensar como aquele projeto pode se adequar aos objetivos da empresa.
Um bom projeto cultural não é um agregador de promoções, cartazes, folhetos, anúncios e a marca do patrocinador na camisa do artista.
Por isso, você deve trabalhar internamente, com muita dedicação, para ter algo atraente e especial para vender.
Agora é a hora de focar nos pontos que você precisa estudar para poder falar a mesma língua que a Petrobras. Escrever um projeto cultural e dizer o que ela quer ler, assistir e escutar.
A Petrobras tem recursos. Ela vai destinar R$ 10 milhões para Música através deste edital. E pode investir no seu projeto, desde que ele agregue valor.
Fazer os passos desta vídeo-aula que vai ajudar você a:
- Ser mais eficaz ao elaborar o seu projeto
- Selecionar as contrapartidas mais relevantes
- Compreender o valor real da sua oferta
Se o seu objetivo é elaborar uma proposta cultural de alto nível, que se destaque. Agora é a hora de pensar com cuidado sobre o que poderia ser considerado de valor.
Segue o link da aula: https://youtu.be/brPsufBoUuw
Te desejo concentração, uma boa aula e muita boa sorte!!!!!!