Muitas pessoas buscam na internet informações sobre os cinco maiores patrocinadores de Cultura nas leis de incentivo federais. Entretanto, poucas pessoas sabem que esta informação está disponível e é uma informação é pública.
Por isso, vou disponibilizar, em formato de gráfico, os cinco maiores patrocinadores de cultura em 2019, segundo a Secretaria Especial da Cultura, através das leis de incentivo fiscais federais.
Analisar as categorias dos maiores patrocinadores pode ser um bom caminho para pensar em estratégias para apresentar o seu projeto cultural para um potencial patrocinador.
Em seguida vou deixar um link para você baixar a lista das 500 maiores incentivadoras em 2019.
Logo depois, vou te ensinar como acessar os principais indicadores da Lei Rouanet desde o ano de 1992.
Então vamos lá!
5 MAIORES PATROCINADORES DE CULTURA DE 2019
No gráfico abaixo, constam as cinco maiores incentivadoras de Cultura em 2019, até outubro. Em síntese, são quatro bancos! E uma empresa pública de saneamento básico.
O primeiro banco é uma empresa pública federal e os outros três bancos são da inciativa privada. A quinta maior incentivadora de Cultura em 2019 é Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, SAPESP. E o seu principal acionista é o governo.
Cinco maiores incentivadores de Cultura em 2019
Analisar as categorias dos maiores patrocinadores pode ser um bom caminho para pensar em estratégias para apresentar o seu projeto cultural para um potencial patrocinador.
Um patrocinador de refrigerante pode querer contrapartidas relacionadas à amostragem e à exposição do produto. Um banco pode desejar contrapartidas relacionadas à geração de negócios e à hospitalidade.
Não é uma questão de oferecer a mesma coisa para todos. Adapte o seu projeto cultural pensando em contrapartidas específicas para cada segmento.
O que fazer agora? Baixe “O guia completo 2019! 500 maiores incentivadoras de cultura”. Faça pesquisas específicas sobre as categorias que compõem essa lista para elaborar propostas personalizadas. Investigue, estude as necessidades diferentes de cada segmento.
O GUIA COMPLETO 2019! 500 MAIORES INCENTIVADORAS DE CULTURA
No link abaixo, você pode baixar as 500 maiores patrocinadoras de Cultura em 2019. O documento está em formato pdf e inclui o nome das empresas, seu CNPJ e o valor incentivado.
Baixe agora o Guia Completo 2019! 500 Maiores Patrocinadoras de Cultura.
COMO ACESSAR OS PRINCIPAIS INDICADORES DA LEI ROUANET
E por último, vou te ensinar como descobrir quem são os maiores patrocinadores da Lei Rouanet no site da Lei Rouanet desde 1992.
No site da Lei de Incentivo à Cultura é possível pesquisar os principais indicadores da lei, que podem ser organizados de diversas formas: projetos apresentados e aprovados por ano e mês, por estado e região, ou até mesmo por área – como audiovisual, patrimônio e música. Os valores e dados sobre captadores e incentivadores são atualizados diariamente.
1- Entre no site Lei de Incentivo à Cultura
http://leideincentivoacultura.cultura.gov.br
2- Clique em “Ferramentas” no menu
http://leideincentivoacultura.cultura.gov.br/ferramentas
3- Acesse “Comparar”. Para acessar este link, use a barra de rolagem.
http://sistemas.cultura.gov.br/comparar/salicnet/salicnet.php
4- Para acessar os Maiores Patrocinadores, passe o mouse em cima de Interessados / Incentivador / Maiores Incentivadores por Ano e Tipo de pessoa
http://sistemas.cultura.gov.br/comparar/salicnet/salicnet.php
5- Escolha “Ano”, “Tipo de Pessoa” e “Quantidade” e clique em “OK”
Atenção: Esse passo a passo pode ser alterado a qualquer momento. De tempos em tempos, o Governo a arquitetura de informação do site e é necessário descobrir como se acessar esta informação novamente.
Portanto, caso tenha mudado, me avise nos comentários que descubro novamente como se acessar.
Fonte: Secretaria Especial da Cultura
Erros mais comuns ao analisar um projeto cultural para patrocínio na visão de uma Parecerista de Cultura
Ah, e se você quiser saber quais são os erros mais comuns que os proponentes cometem ao inscrever um projeto em um edital, acesse https://blog.raquelmicas.com.br/aula-patrocinio-petrobras. Afinal, você também não quer cometer esses erros, né?
Eu dei uma aula para o chamamento público da Petrobras “Música em Movimento”, e te garanto que os erros identificados ali servem para qualquer outro programa, inclusive o Rumos, do Itaú Cultural, que consta como uma das 5 maiores patrocinadoras de Cultura em 2019.