Um projeto cultural de sucesso: descubra agora os fatores essenciais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Qual o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado?

Estratégia, Planejamento e Ativações Criativas.

Essas foram as principais respostas dadas pelos patrocinadores quando eles foram questionados sobre o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado.

Desenvolvimento de uma estratégia foi a resposta nº1. E nada mais é do que preparação.

Antes do Empreendedor Cultural escrever uma proposta de patrocínio ele deve:

1- ESTUDAR O PROJETO CULTURAL

Olhar para o seu projeto e analisar o que ele tem de valor. Uma empresa patrocina um projeto cultural para ter acesso a três dimensões:

1.1- Conexão com um grupo específico

Ou seja, sua audiência, seus fãs, o público que você arrasta para os seus eventos. Saber informações como faixa etária, gênero, estado civil, escolaridade, renda, afinidades, gostos e hábitos são importantes para que você consiga fazer um “raio x” da usa audiência, das pessoas que são impactadas com o seu projeto cultural.

1.2- Exposição do projeto cultural

O quanto seu projeto gera de visibilidade nas mídias, incluindo aí também as mídias digitais.

1.3- Transferência de imagem

O que o seu projeto cultural representa para este público. As palavras-chaves associadas ao seu projeto cultural.

O patrocínio é uma troca de atributos de imagem. Antes de apresentar uma proposta de projeto cultural, é importante você ter uma ideia clara dos atributos da sua própria imagem e seus valores.

Com essas três informações, vai ficar mais fácil você descrever o potencial do seu projeto cultural para uma empresa.

2- ESTUDAR A EMPRESA

O próximo passo da Estratégia, ou seja a preparação, é estudar a política de patrocínios da empresa, quais os projetos culturais que ela mantém na carteira e os atributos associados a ela.

3- PENSAR EM COMO POSICIONAR O PROJETO CULTURAL

O último passo é pensar na abordagem mais adequada para posicionar o seu projeto cultural de acordo com os valores e atributos que são almejados pela empresa.

Não vale forçar uma associação. Se você achar que o seu projeto cultural não está alinhado com a estratégia de marketing da empresa, procure outra.

Quer saber mais como elaborar um projeto cultural que desperte a atenção de quem está lendo, sob a ótica da estratégia (preparação) e do que as empresas buscam quando estão à procura de um patrocínio?

Então baixe o ebook que escrevi.

É 100% gratuito.

Fruto de anos de experiência trabalhando na maior patrocinadora de cultura do Brasil.

www.raquelmicas.com.br/ebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×