Qual o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado?
Estratégia, Planejamento e Ativações Criativas.
Essas foram as principais respostas dadas pelos patrocinadores quando eles foram questionados sobre o fator principal para o sucesso de um projeto cultural patrocinado.
Desenvolvimento de uma estratégia foi a resposta nº1. E nada mais é do que preparação.
Antes do Empreendedor Cultural escrever uma proposta de patrocínio ele deve:
1- ESTUDAR O PROJETO CULTURAL
Olhar para o seu projeto e analisar o que ele tem de valor. Uma empresa patrocina um projeto cultural para ter acesso a três dimensões:
1.1- Conexão com um grupo específico
Ou seja, sua audiência, seus fãs, o público que você arrasta para os seus eventos. Saber informações como faixa etária, gênero, estado civil, escolaridade, renda, afinidades, gostos e hábitos são importantes para que você consiga fazer um “raio x” da usa audiência, das pessoas que são impactadas com o seu projeto cultural.
1.2- Exposição do projeto cultural
O quanto seu projeto gera de visibilidade nas mídias, incluindo aí também as mídias digitais.
1.3- Transferência de imagem
O que o seu projeto cultural representa para este público. As palavras-chaves associadas ao seu projeto cultural.
O patrocínio é uma troca de atributos de imagem. Antes de apresentar uma proposta de projeto cultural, é importante você ter uma ideia clara dos atributos da sua própria imagem e seus valores.
Com essas três informações, vai ficar mais fácil você descrever o potencial do seu projeto cultural para uma empresa.
2- ESTUDAR A EMPRESA
O próximo passo da Estratégia, ou seja a preparação, é estudar a política de patrocínios da empresa, quais os projetos culturais que ela mantém na carteira e os atributos associados a ela.
3- PENSAR EM COMO POSICIONAR O PROJETO CULTURAL
O último passo é pensar na abordagem mais adequada para posicionar o seu projeto cultural de acordo com os valores e atributos que são almejados pela empresa.
Não vale forçar uma associação. Se você achar que o seu projeto cultural não está alinhado com a estratégia de marketing da empresa, procure outra.
Quer saber mais como elaborar um projeto cultural que desperte a atenção de quem está lendo, sob a ótica da estratégia (preparação) e do que as empresas buscam quando estão à procura de um patrocínio?
Então baixe o ebook que escrevi.
É 100% gratuito.
Fruto de anos de experiência trabalhando na maior patrocinadora de cultura do Brasil.