Antes de mais nada, como viver de Cultura no Brasil?
O “Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais” partiu dessa pergunta. E a programação foi composta com o objetivo de difundir novas ideias e destacar a criatividade na gestão de negócios culturais.
Ele teve como missão reunir e divulgar o trabalho de pessoas que estão inovando em seus projetos. Foi uma vitrine para refrescar as ideias, pensar em novos caminhos e criar novas conexões.
Acessível e Online!
Dentro dessa tela, durante 5 dias ininterruptos se teve acesso a uma programação recheada de workshops, palestras e entrevistas,.
#Cult, foi um ato de resistência!
O Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais foi dividido por módulos.
Cada módulo aconteceu em um dia e cada dia teve de 3 a 5 apresentações. Durante 5 dias, foram 24 palestrantes e 21 apresentações.
A última apresentação foi uma mesa redonda que reuniu 4 especialistas para falar sobre Gestão Cultural e Economia do Teatro.
Idealizado por Raquel Micas e Carla Mullulo, a programação foi composta com o objetivo de divulgar o trabalho de pessoas que estão inovando em seus projetos e destacar as potencialidades econômicas da Cultura.
“Acreditamos que experiências são encontros, que permanecem ao longo de algum tempo e são capazes de impactar nossas percepções, construir conhecimento e direcionar as ações”.
Os palestrantes
Entre os participantes do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais estavam representantes de empresas como o BNDES, Firjan e Petrobras.
A programação também contou com presença de Antônio Grassi, diretor executivo do Instituto Inhotim e Henilton Menezes, que apresentou uma pesquisa sobre a Lei Rouanet. O empresário do músico Hamilton de Holanda, Marcos Portinari, e o gerente executivo do Grupo Galpão, Fernando Lara.
O Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017.
Confira abaixo a programação do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais
#1. Por que o patrocínio cultural é a ferramenta de marketing ideal neste início do século XXI?
Um conteúdo importantíssimo para quem trabalha com projetos culturais e patrocínio cultural.
Neste workshop, Raquel Micas fala sobre Marketing e Patrocínio Cultural. E como uma empresa pode usar o patrocínio, esta ferramenta tão poderosa, para atingir seus objetivos com paixão e engajamento.
Durante a apresentação, ela também alerta para o comportamento das pessoas. A mudança cultural ampla que afetou profundamente a forma como a sociedade usa a mior plataforma já inventada: a internet. E como o acesso às mídias sociais interfere na maneira de se fazer Marketing.
Clique aqui e assista a apresentação de abertura “Por que o patrocínio cultural é a ferramenta de marketing ideal neste início século?” do do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#2. BNDES e o Brasil em destaque! Por que o banco aposta na Economia da Cultura e como ele apoia?
O Brasil cresceu 10%, o dobro que o resto no mundo, 5%, nas áreas de mídia e entretenimento.
Neste workshop a gerente de Economia da Cultura do BNDES, Patricia Zendron, apresentou números da economia da cultura e as formas de financiamento do banco.
Clique aqui e assista a apresentação “BNDES e o Brasil em destaque! Por que o banco aposta na Economia da Cultura e como ele apoia?” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#3. Petrobras Distribuidora: fatores pouco conhecidos do edital de fomento às artes cênicas
A Petrobras Distribuidora é o braço mercadológico da Petrobras.
Seu edital alia os interesses de Marketing da empresa e ainda faz um trabalho muito bonito de fomento às artes.
A coordenadora de Patrocínios, Alena Cabral, nesta apresentação, falou em detalhes como a BR trabalha a ferramenta de Patrocínio Cultural.
Clique aqui e assista a apresentação “Circulando Além da Cena” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#4. Lei Rouanet, por que ela não funciona como deveria e o que se poderia ser feito a esse respeito
O consultor, Henilton Menezes, apresentou o resultado de uma pesquisa elaborada por ele. E que virou um livro sobre o mais importante mecanismo de financiamento da Cultura no Brasil, a Lei Rouanet.
Para saber mais sobre a publicação “A Lei Rouanet Muito Além dos (F)Atos”, clique aqui.
Neste workshop, ele apresentou o impacto da Rouanet em vários segmentos da Cultura, nos vários estados e nos outros setores da economia.
Clique aqui e assista a apresentação “Lei Rouanet, por que ela não funciona como deveria e o que se poderia ser feito a esse respeito” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#5. Instituto Inhotim: um estado de espírito. Passado, presente e futuro
O diretor executivo do Instituto Inhotim, Antônio Grassi, contou diversas histórias sobre a sede de um dos museus mais importantes do mundo.
O passado e o futuro de Inhotim estão documentados nesta apresentação cultural.
Segundo o diretor, se em algum momento Inhotim fosse construir um plano de negócios, um planejamento estratégico, um fundo patrimonial para que ele pudesse existir, ele não existiria.
Clique aqui e assista a apresentação “Inhotim, um estado de espírito! Passado, presente e futuro” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#6. Hamilton de Holanda e Marcos Portinari: os caras malucos que fazem várias coisas legais
Criatividade e conteúdo levam à liberdade!
Esse é um dos pensamentos do empresário do músico Hamilton de Holanda.
Nesta entrevista, Marcos Portinari falou da maneira como ele e o músico Hamilton de Holanda desenvolvem seus diversos projetos culturais ao longo do ano.
Clique aqui e assista a apresentação “Hamilton de Holanda e Marcos Portinari: os caras malucos que fazem várias coisas legais” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#7. Teatro do Saara: 2.500 apresentações em 3 meses na primeira temporada, o marco inicial do teatro do varejo
O Teatro do Saara é um projeto de teatro a varejo.
Três apresentações culturais por dia (25 minutinhos cada), no horário do almoço, no coração financeiro do Rio de Janeiro e por R$ 3,00.
Nesta entrevista o idealizador, Fernando Maatz, falou dos aprendizados desse projeto cultural, que é no mínimo inusitado.
Clique aqui e assista a apresentação “Teatro do Saara: 2.500 apresentações em 3 meses na primeira temporada, o marco inicial do teatro do varejo” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#8. Visões Periféricas: a periferia a partir das suas bordas, o encontro das diferenças
Este ano o Festival de Audiovisual Visões Periféricas completa 10 anos.
Nessa entrevista, o idealizador, Marcio Blanco, nos contou a trajetória do festival e o impacto das novas mídias no formato do evento.
Clique aqui e assista a apresentação “Visões Periféricas: a periferia a partir das suas bordas, o encontro das diferenças” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#9. Queremos! O que Pedro Seiler pode nos ensinar sobre engajamento digital de eventos físicos
O sócio fundador da Queremos! , Pedro Seiler, falou dos desafios da startup. Nesta entrevista, ele conta como a “Queremos!” evoluiu de crowdfunding a uma plataforma internacional de música.
A startup de tecnologia lida com música, um segmento em constante mudança na forma de se consumir. E nos deu detalhes da força que os evento ganham com o engajamento digital.
Clique aqui e assista a apresentação “Como a “Queremos!” evoluiu de crowdfunding a uma plataforma internacional” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#10. Os bastidores de uma produtora que já empreendeu muito de forma inovadora
“Quando você trabalha com Arte e Cultura, você trabalha com o espírito da época, você trabalha com transformação”.
Essa é só uma das frases inspiradoras da consultora Liliana Magalhães. Ela é especialista em gestão cultural, curadorias, inovação e mobilização de parcerias no setor da economia criativa.
Durante a entrevista, Liliana, falou das diversas fases que passou ao longo dos 30 anos trabalhando no setor da Cultura. E como superou os limites do lugar comum para fazer acontecer e empreender iniciativas culturais de forma inovadora.
Clique aqui e assista a apresentação “Os bastidores de uma produtora que já empreendeu muito de forma inovadora” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#11. Com foco total na experiência do público, vale tudo! Até transformar uma ruína em um teatro…
Antes e depois! Desafios e soluções!
Natália Simonete, gestora do Teatro Saara, apresentou os caminhos criativos que teve que trilhar para driblar as adversidades e encarar a administração do negócio de maneira singular.
Clique aqui e assista a apresentação “Com foco total na experiência do público, vale tudo! Até transformar uma ruína em um teatro…” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#12. Um Café Lá Em Casa, Canal do Youtube onde a Música Popular Brasileira se encontra
Pensa num músico da MPB que você gosta. A probabilidade do guitarrista já ter tocado com essa pessoa é de mais de 80%!
O músico e empreendedor Cultural Nelson Faria falou dos seus produtos digitais e de sua trajetória no empreendedorismo cultural.
Clique aqui e assista a apresentação “Um Café Lá Em Casa, Canal do Youtube onde a Música Popular Brasileira se encontra” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#13. 9 lições que aprendi sobre mensuração de resultados (que todo produtor cultural deveria saber)
Ela acabou de ser premiada pelo Itaú Cultural por sua pesquisa sobre ativos intangíveis e o valor em Cultura.
Neste workshop, de maneira simples e didática, Daniele Dantas apresentou os principais indicadores para mensuração de um projeto cultural.
Clique aqui e assista a apresentação “9 lições que aprendi sobre mensuração de resultados (que todo produtor cultural deveria saber)” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#14. Como produzir Arte e Cultura fora das leis de incentivo, via patrocínio direto
https://youtu.be/XxRoH9hij8s
Seu filme acabou de ficar pronto!
O documentário “O Cravo e a Rosa”, que fala dos 60 anos de carreira de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça no teatro, cinema e televisão do Brasil.
Ela está à frente de um festival de artes que não para de crescer.
O Fest & Arte um evento dedicado às artes cênicas, que, estende seus braços e abre portas para outras manifestações culturais, como cinema, performance, música e artes plásticas.
A produtora cultural, atriz e cineasta Kellys Kelfis, neste workshop, apresentou os caminhos que ela percorre para conseguir realizar seus projetos culturais fora dos editais.
Clique aqui e assista a apresentação “Como produzir arte e cultura fora das leis de incentivo, via patrocínio direto ” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#15. 9 provocações para quem quer sobreviver no setor audiovisual
https://youtu.be/2CZwQlD4QiQ
Seu produto cultural audiovisual é competitivo?
Em seu workshop, Adriana Mota revelou dicas e ferramentas para qualquer produtor cultural chegar à conclusão sobre o seu negócio. E começar a pagar as contas trabalhando com audiovisual.
Clique aqui e assista a apresentação “9 provocações para quem quer sobreviver no setor audiovisual” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#16. Dicas e ferramentas de gerenciamento de carreira artística, produção cultural e music business
Ele é ganhador de dois Grammys!
O músico, produtor cultural e empreendedor neste workshop, Jacques Figueras, falou de maneira direta o que você precisa fazer para viver daquilo que você gosta. E o que é mais importante, com autenticidade!
Clique aqui e assista a apresentação “Dicas e ferramentas de gerenciamento de carreira artística, produção cultural e music business” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#17. Desenvolvimento pessoal para artistas: como ter equilíbrio para conquistar o sucesso
Sua carreira é composta de uma série de experiências interculturais que costuram a todo instante suas duas maiores paixões: a produção cultural e a literatura.
Neste workshop, Letícia Tórgo, gestora cultural, escritora e dramaturga, usou da sua experiência para falar de equilíbrio e sucesso na Cultura.
Clique aqui e assista a apresentação “Desenvolvimento pessoal para artistas: como ter equilíbrio para conquistar o sucesso na Cultura ” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#18. A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre Rodas de Samba e Economia do Carnaval
Você sabia que as rodas de samba movimentam a cidade do Rio de Janeiro o ano inteiro?
O sócio fundador da Rede Carioca de Rodas de Samba, João Grand Jr., fez uma apresentação recheada de números e dados sobre a Economia do Samba, que vai além do Carnaval.
Clique aqui e assista a apresentação “A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre Rodas de Samba e Economia do Carnaval” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#19. Como ser um produtor protagonista dentro do seu território cultural
https://youtu.be/ORYGhZ7-iA8
Como garantir o seu espaço no seu território?
O consultor, Vitor Souza falou sobre o perfil do produtor cultural hoje. E o potencial que esse profissional tem de transformar todas as relações dentro do segmento artístico na economia da cultura!
Clique aqui e assista a apresentação “Como ser um produtor protagonista do território cultural” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#20. Fatores pouco conhecidos que podem afetar seu modo de ver o tema Economia Criativa
Quer saber os números e a importância da economia criativa no Brasil e no mundo?
Nesta apresentação, Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa do Sistema FIRJAN revelou a importância da indústria criativa no século XXI.
Durante o workshop, ele falou tabmém de inovação inovação e claro, apresentou muitos números da economia da cultura.
Clique aqui e assista a apresentação “Fatores pouco conhecidos que podem afetar seu modo de ver o tema Economia Criativa” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .
#21. Mesa Redonda: Gestão da Cultura e Economia do Teatro
0,12% é o valor do orçamento de 2017 destinado para a pasta da Cultura, segundo Fernando Lara, gerente executivo do Grupo Galpão.
Fernando Lara, a economista Ana Flávia Machado e o artista e ativista Gustavo Guenzburger participaram desta mesa.
Eles foram mediados pelo professor doutor Manoel Friques. E discutiram a existência de uma economia do teatro e falaram sobre a gestão da cultura.
Clique aqui e assista a apresentação “Mesa redonda sobre Gestão Cultural e Economia do Teatro” do Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais .